judy garland

A Evolução da Moda Feminina Através das Décadas

Entre com a gente na máquina do tempo e conheça o que era tendência de 100 anos atrás até os dias atuais!

Que a moda tem o poder de transcender gerações e de gerar tendências em todo o mundo a gente já sabe. Mas você sabe qual foi a peça que se popularizou em 1920 e continua sendo importantíssima pras mulheres até hoje? Vem com a gente nessa viagem pelas décadas e vamos relembrar as tendências de 1920 até os anos 2010 (que não, não foram há só três anos atrás)

  • 1920

Os anos 1920 foram logo após o término da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e justamente nessa década surgiu o movimento Art Déco, que influenciou a moda e trouxe mais liberdade de expressão através do estilo e também mais conforto para as roupas (principalmente as roupas femininas).

Uma das peças que foi febre na década de 20 foram os vestidos, que geralmente não possuíam mangas, tinham decote e traziam cortes retos, cortes esses que foram popularizados por ninguém menos que Coco Chanel.

Alguns ícones dessa década foram Gloria Swanson, Coco Chanel e Josephine Baker.

Josephine Baker / Via: Britannica
  • 1930

Já a moda de 1930 se redescobriu em tempos difíceis, pois foi reflexo da quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Se a década de 20 foi inspirada pela arte e pela extroversão, a moda da década de 30 foi influenciada pela sobriedade e pela tristeza, uma vez que muitas famílias estavam perdendo seus empregos.

Vestidos com decotes profundos nas costas, o uso de cabelos mais longos e ondulados e a prevalência de acessórios com boleros e luvas foram grandes marcas da década.

Greta Garbo, Katharine Hepburn, Carole Lombard e Betty Davis foram grandes estrelas do cinema e ícones da década. Também em 1930, estoura o sucesso de Carmen Miranda, cantora portuguesa que difundiu músicas icônicas no mundo inteiro e também influenciou muito da cultura brasileira

Carmen Miranda / Via: Pinterest
  • 1940

Com a Segunda Guerra Mundial tendo estourado em 1939, todas as coisas que ocorriam no mundo foram diretamente afetadas pela Guerra, inclusive a moda, que nessa década foi marcada ainda pela sobriedade da década anterior, mas com destaque em saias mais curtas e a ascensão das calças compridas, sendo opções mais práticas de se vestir.

Outro fato que merece destaque, é que em 1946, inventados pelo estilista francês Louis Réard surgem os primeiros biquínis. A roupa de banho composta por duas peças gerou choque na época, pois quebrava os padrões e pela ousadia do estilista.

Como ícones da moda e do cinema temos Ava Gardner, Ingrid Bergman, Vivien Leigh, a icônica Judy Garland e novamente ela, Katharine Hepburn.

Judy Garland / Via: Wikipedia
  • 1950

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a década de 1950 foi considerada a Década de Ouro da Moda, onde toda a sobriedade excessiva presente nos looks deu espaço para a evolução e a liberdade de expressão.

As calças cigarrete e o New Look Dior, onde uma silhueta bem demarcada e uma saia bem volumosa são grandes marcas da década. 

É nessa época também que se difundem os nomes de grandes estilistas criadores de grandes marcas que influenciam a moda até os dias de hoje como Pierre Balmain, Hubert de Givenchy, Cristobal Balenciaga e Christian Dior.

Outra grande influência da década é o rock e as grandes musas inspiradoras, como a atriz de bonequinha de luxo, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e a inesquecível Marilyn Monroe.

Marilyn Monroe / Via: CNN Brasil
  • 1960

A década de 60 traz a quebra de muitos paradigmas e revolução no mundo da moda.

Yves Saint Laurent introduz o uso de ternos femininos, desconstruindo a ideia de que estes poderiam somente ser usados por homens.

A estilista Mary Quant cria peças que seriam as maiores tendências da década, as hot pants e as minissaias. Brilhos, cílios marcados e vestidos trapézio também marcaram a moda da época.

Outro marco importante para as mulheres que se deu nessa década foi a criação dos anticoncepcionais, que iniciava a passos lentos uma era de conquistas de direitos femininos.

Um ícone que marcou essa década e influenciou diretamente a moda foi a modelo, atriz e cantora Twiggy, além da socialite Edie Sedgwick e a atriz Jane Fonda.

Twiggy / Via: Pinterest
  • 1970

A moda da década de 70 foi marcada pela extravagância e pelo uso de muitas cores. Foi nessa década que surgiram as calças boca de sino, que são utilizadas (inclusive por nós), até hoje.

Muito brilho, crochê e o estilo hippie são marcas registradas da década, que foi alegre e extrovertida.

A música também teve muita influência durante a época, onde tivemos nomes como David Bowie, Aretha Franklin, Donna Summer, Diana Ross e Ella Fitzgerald 

Diana Ross / Via: Vogue
  • 1980

A década de 80 trouxe muita extravagância para a moda, onde as cores e as roupas esportivas estavam em alta, tendo peças como maiôs e bermudas esportivas em cores chamativas.

Maquiagem colorida e pesada, acessórios e penteados chamativos também fizeram parte da moda dessa época, sendo uma marca dos anos 80.

As musas inspiradoras da época foram Madonna, Cyndi Lauper, Princesa Diana, e aqui no Brasil tivemos Xuxa, Luiza Brunet e Monique Evans.

Xuxa / Via: Futilish
  • 1990

Estampas quadriculadas, jeans colorido, peças rasgadas, jaquetas oversized, croppeds, tamancos e saltos plataforma marcaram a década colorida e autêntica dos anos 90.

Nos acessórios, bandanas scrunchies e óculos redondos foram e ainda são referência quando se trata da década de 90.

Temos influências como a série Friends, o filme As Patricinhas de Beverly Hills, a banda Spice Girls e muitas referências brasileiras influenciando a nossa moda e cultura nacional, como por exemplo as personagens Babalu, da novela Quatro por Quatro e Maria Eduarda da novela Top Model. 

Babalu (Letícia Spiller) / Via: Pinterest
  • 2000

Os anos 2000 foram marcados por muitos looks em jeans, sobreposições, boleros, bandanas, boinas e tie dye.

Com a ascensão de grandes bandas como Destiny ‘s Child, cantoras como Britney Spears e Rihanna e atrizes como Ashley Tisdale, a década foi marcada pela influência musical e televisiva.

Uma das maiores febres dos anos 2000 foi a calça Saint Tropez, que nada mais era do que uma calça jeans de cintura extremamente baixa que somente valorizava corpos extremamente magros.

Divas como Beyoncé, Britney Spears e Rihanna se consagraram na década de 2000, e com a grande valorização midiática, elas influenciaram diretamente a moda e as tendências.

Kelly Rowland, Beyoncé e Michele Williams / Via: Pinterest
  • 2010

Quem aí lembra da época mais Emo de todas as décadas? Das calças coloridas? Da febre das roupas com estampa de bandeiras internacionais? E pior, os batons rosa claros?

Os anos 2010 vieram com muitas modas que hoje, na década de 2020 nós abolimos (mas que podem voltar a ser tendência, dá até um medinho)

Calças coloridas, maquiagens exageradas, batom rosa claríssimo, acessórios em formato de bigodes ou caveiras, spikes nas roupas, sneakers, shorts destroyed e estampas de bandeiras marcaram uma era. A década de 2010 também foi quando surgiram os primeiros Youtubers como Christian Figueiredo e Boca Rosa.

Internacionalmente temos Lady Gaga, Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez e Katy Perry inspirando uma geração e no Brasil Anitta e Gabi Rippi foram grandes musas brasileiras da época.

Anitta / Via: Claudia

E aí, curtiu saber mais sobre a evolução da moda feminina? Quais peças dessas décadas você traria de volta? A gente adoraria saber! 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *