Da conscientização à Ação: Entenda mais sobre o Dezembro Vermelho
Você conhece a campanha de dezembro vermelho? Saiba mais sobre essa campanha tão importante, mas pouco falada e previna-se!
Dezembro chegou e com ele uma campanha sobre uma doença ainda muito estigmatizada e julgada: O HIV/AIDS.
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que mais de um milhão de pessoas convivem com o diagnóstico de HIV positivo. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, só em 2022 mais de 16,7 mil pessoas tiveram um diagnóstico positivo para o vírus.
A prevenção para não contrair o vírus é a mais simples possível: Use camisinha em todas as relações, uma vez que o contágio se dá não somente por vias genitais, mas também via oral.
Está em dúvida se pode ter sido exposta ao vírus? Você pode iniciar a Profilaxia Pós Exposição (PEP). A PEP pode ser iniciada desde as primeiras 2h da exposição até no máximo 72h depois e consiste no uso de antirretrovirais que devem ser tomados por 28 dias.
Outro tipo de tratamento é a PrEP, usada antes da exposição ao HIV, quando há uma grande probabilidade de infecção pelo vírus.
Para saber se foi infectada pelo vírus vá até a UBS mais próxima e solicite um teste de HIV, o teste assim como todos os tratamentos são oferecidos gratuitamente pelo SUS.
O HIV é coisa séria, mas todas as pessoas infectadas devem ser tratadas com respeito e dignidade, pois o vírus não as impede de viverem a vida normalmente com todos os cuidados necessários. Infelizmente a sociedade ainda possui um pensamento muito limitado sobre esse assunto, discriminando pessoas HIV positivo e atacando principalmente a população LGBTQIAP+, por puro preconceito e desinformação.
Participe da campanha de conscientização e previna-se! Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar! 🧪❤️